Níveis de Ensino

Educação Infantil

Objetivos IE para a Educação Infantil

Os objetivos gerais e específicos a serem atingidos pelos diferentes níveis oferecidos pelo IE são trabalhados a partir de uma metodologia diferenciada e de uma avaliação contínua, considerando os aspectos quantitativos e qualitativos, que respeite o aluno em suas possibilidades, limitações, necessidades e história pessoal e contextual.

Objetivos da Educação Infantil 

I. Promover o desenvolvimento integral e harmonioso do aluno, através de um trabalho que tem como ponto de partida as relações com as realidades físicas e sociais;
II. Considerar os conhecimentos adquiridos no período anterior incluindo-os ao processo atual, ampliando-os através de atividades significativas que oportunizem o processo de autonomia intelectual;
III. Assegurar a construção de novos conhecimentos que contribuam à autonomia moral, garantindo o bem de si, dos colegas e do espaço social, inclusive o da escola.

Além disso, o segmento da Educação Infantil foca no brincar. Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira, faz com que ela desenvolva sua imaginação.

Para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar é importante que haja riqueza e diversidade nas experiências oferecidas, pois a brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial que ocorre no plano da imaginação e que implica que aquele que brinca tenha o domínio da linguagem simbólica e tenha consciência da diferença existente entre a brincadeira e a realidade. A brincadeira favorece a autoestima das crianças, auxiliando a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa.